sexta-feira, 1 de março de 2019

1565 - Fundada a cidade do Rio de Janeiro



Principal cartão-postal do Brasil, o Rio de Janeiro foi fundado no dia 1º de março de 1565, por Estácio de Sá. A partir do século XIX, com a chegada da família real portuguesa, a Cidade Maravilhosa exerceu papel de protagonista no cenário brasileiro. É um dos mais importantes centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecido por diversos ícones, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, Copacabana, o Carnaval, a bossa nova e o samba.

A importância da cidade para a história do país é incalculável. O Rio de Janeiro foi capital da colônia portuguesa do Estado do Brasil (1621-1815), do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, quando a sede do governo foi transferida para a então recém-construída Brasília.

A vinda da corte portuguesa, em 1808, marcaria profundamente a cidade, então convertida no centro de decisão do Império Português, debilitado com as guerras napoleônicas. Após a abertura dos portos, tornou-se um proeminente centro comercial. No período foram criados diversos estabelecimentos de ensino, como a Academia Militar, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios e a Academia Imperial de Belas Artes, além da Biblioteca Nacional - com o maior acervo da América Latina - e o Jardim Botânico. Nos anos seguintes, a cidade se consolidou como a segunda maior metrópole do Brasil (depois de São Paulo), a sexta maior da América e a trigésima quinta do mundo. 

Atualmente, o Rio de Janeiro segue em evidência também por ser uma cidade que lança tendências de moda, esportes e variados movimentos culturais, a exemplo da bossa nova e do funk carioca. Indispensável lembrar da importância do turismo para esta que é uma das cidades mais conhecidas no mundo. Com seus 6,5 milhões de habitantes, o Rio também é palco de importantes eventos, como o Réveillon de Copacabana e o Carnaval. Mais recentemente, foi palco de jogos e da final da Copa do Mundo, além de ter sido a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário