domingo, 24 de março de 2019

1882 - Dia Mundial da Tuberculose



A tuberculose no século XIX chegou a se transformar, na Europa e América, em uma das mais graves epidemias dessa época. Hoje em dia, apesar de haver passado pouco mais de um século, e ainda que a situação tenha melhorado consideravelmente em todo o mundo, a tuberculose continua sendo uma ameaça para a saúde e o bem-estar de muitas pessoas. 

As estatísticas nos dizem que todos os dias mais de 20. 000 pessoas desenvolvem a tuberculose ativa e que a cada minuto morre uma pessoa pelo bacilo desta doença. Por este motivo, e para conscientizar a população sobre suas consequências e impacto, a Organização Mundial da Saúde celebra a cada 24 de março o Dia Mundial da Tuberculose. Em homenagem ao fato de que nessa mesma data do ano 1882, o Dr. Robert Koch apresentou sua descoberta sobre o bacilo da tuberculose a um grupo de médicos em Berlim. 

Apesar da gravidade da situação, a tuberculose tem cura. O tratamento recomendado em todo o mundo para esta doença infecciosa é o chamado DOTS (Estratégia do Tratamento Supervisionado da Tuberculose). A estratégia DOTS ajudou a salvar milhares de vidas de doentes de tuberculose, a evitar o desenvolvimento e a propagação da resistência aos medicamentos e a reduzir a transmissão da doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário