sábado, 30 de março de 2019

1945 - Nasce Eric Clapton, guitarrista e cantor britânico


No dia 30 de março de 1945 nascia, em Ripley, na Inglaterra, Eric Patrick Clapton, cantor, compositor e considerado o segundo melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone. Com raízes ligadas ao blues, apesar de ter variado o seu estilo ao longo da carreira, ele tem entre suas músicas mais conhecidas "Layla", "Wonderful Tonight" e “Tears in Heaven”. Antes de partir para a carreira solo, Eric Clapton fez parte das bandas Yardbirds, John Mayall & the Bluesbreakers, Cream e Blind Faith. Seu primeiro disco solo foi lançado em 1970. 

Clapton viveu uma época de profunda efervescência musical em Londres, onde conviveu com integrantes dos Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix. Contudo, sua vida pessoal passava por problemas, como abuso de drogas e álcool, além de uma paixão avassaladora por Pattie Boyd-Harrison, então esposa do seu amigo George Harrison. Depois que ela deixou o Beatle, Clapton se casou com Pattie, mas alguns anos depois eles se separaram. Mais tarde, ele viveu outro drama em sua vida. 

No dia 27 de agosto de 1990, o guitarrista Stevie Ray Vaughan (que estava em turnê com Eric) e dois membros de sua equipe de apoio morreram em um acidente de helicóptero. No ano seguinte, em 20 de março de 1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo, morreu depois de cair da janela de um apartamento. Em outubro de 2007, ele publicou um livro autobiográfico, editado em 12 idiomas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário