segunda-feira, 4 de março de 2019

1974 - Imponente Ponte Rio-Niterói é inaugurada



No dia 4 de março de 1974 era inaugurada a Ponte Presidente Costa e Silva, unindo as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói por meio de um ousado projeto de construção civil, com quase 13 quilômetros de extensão e até 70 metros de altura no trecho do vão central. Uma obra desta magnitude precisou superar vários obstáculos: foram seis anos de construção, uma série de imprevistos, incluindo dificuldades nas fundações e a morte de operários. 

A solenidade de inauguração aconteceu em duas etapas: a primeira, com o governador Chagas Freitas, pelo lado carioca, cortando uma fita simbólica; e a segunda, com aproximadamente 10 mil pessoas, do lado fluminense, que contou com a presença de ministros, governadores, militares, religiosos, além de uma multidão que invadiu as pistas da ponte após sua inauguração. A travessia da ponte foi aberta ao público na manhã seguinte. 

Além de ser um marco na engenharia brasileira, a obra também se transformou em símbolo de integração e desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário