sábado, 27 de abril de 2019

0000 - O universo é criado, segundo Kepler



Segundo o astrônomo alemão Johannes Kepler, o universo foi criado em um dia como hoje, no ano 4977 a.C. No século XX, com a teoria do Big Bang, demonstrou-se que os cálculos do cientista estavam errados em aproximadamente 13,7 bilhões de anos. Apesar dessa teoria equivocada, Kepler é considerado um dos fundadores da ciência moderna: entre suas contribuições, estão as Três Leis do Movimento Planetário e numerosos estudos sobre o comportamento da luz e das lentes.

 O cientista nasceu em 27 de dezembro de 1751 em Weil der Stadt, Alemanha. Na universidade, familiarizou-se com as teorias de Copérnico, que dizia que o Sol, e não a Terra, encontrava-se no centro do Sistema Solar, na contramão da opinião predominante na época. No ano de 1600, uniu-se à equipe de pesquisa do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, que estava então estudando a órbita de Marte. Após a morte de Brahe, Kepler o substituiu.

Em 1609, o astrônomo alemão publicou as primeiras duas de suas Três Leis do Movimento Planetário, que diziam que os planetas giram ao redor do Sol em órbitas elípticas, e não circulares, como se acreditava até então, e que suas velocidades aumentam à medida que se aproximam do Sol. A terceira lei, que relaciona os períodos das órbitas dos planetas à sua distância do Sol, por meio de uma simples fórmula matemática, foi publicada dez anos depois. Ele faleceu em 15 de novembro de 1630, em Regensburg, na Alemanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário