sábado, 20 de abril de 2019

1970 - Palácio Itamaraty é inaugurado em Brasília



O Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, foi inaugurado oficialmente em 20 de abril de 1970 pelo presidente militar Emílio Garrastazu Médici. O prédio é considerado uma das maiores obras-primas do arquiteto Oscar Niemeyer. 

"Palácio dos Arcos" foi o primeiro nome dado ao edifício, devido aos arcos da fachada. No entanto, a tradição do nome "Itamaraty", que se origina do nome da antiga sede do ministério no Rio de Janeiro, foi mais forte e o palácio seguiu chamando-se Palácio Itamaraty.

A pedra fundamental do palácio foi lançada em 12 de setembro de 1960, mas, devido às dificuldades técnicas para atender às inovações do projeto, ele só foi concluído e inaugurado quase 10 anos depois. O palácio é o local onde o chefe de Estado recepciona seus pares e demais autoridades estrangeiras, sendo, assim, um espaço cerimonial por excelência.

Atualmente, três edifícios compõem o complexo do Ministério: o Palácio, o Anexo I e o Anexo II, este conhecido popularmente como "Bolo de Noiva". O palácio possui o maior hall sem colunas da América Latina, com área de 2.800 metros quadrados, sendo também considerado o prédio mais rico artisticamente e mais bem conservado da Esplanada dos Ministérios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário