quarta-feira, 3 de abril de 2019

1973 - Primeira ligação pública é feita de um celular



O dia 3 de abril de 1973 marcou um fato que mudaria a vida de todos nós. Neste dia, Martin Cooper fez algo inédito. Com 44 anos e então gerente do departamento de comunicação da Motorola, ele realizou a primeira ligação de celular. A primeira chamada de uma via pública, ao menos, que se tem registro, direto das fervilhantes avenidas de Nova York. 

O telefone celular já havia sido testado no laboratório, mas nunca no mundo real. O telefone no carro já tinha sido inventado - os rádios móveis, na verdade. Eles eram equipamentos pesados, que tinham que ser alimentados por uma parafernália que ficava escondida no porta-malas. Cooper vislumbrava o dia em que as pessoas falariam no telefone sem amarra alguma, com total liberdade ao indivíduo. Ele imaginava um equipamento portátil, que pudesse ser carregado a qualquer lugar.
  
Quando Cooper fez aquela ligação, ele, obviamente, não ligou para outro celular. Sua chamada foi para o telefone fixo do chefe da equipe da concorrência, da Bell Labs, que também desenvolvia um produto semelhante. Imagine como o concorrente se sentiu quando atendeu a ligação de Cooper, escutando o som das ruas da cidade ao fundo.
  
A chamada não durou muito, pois o aparelho da Motorola era do tamanho de um tijolo e pesava em torno de 1,1 quilo. Seria bastante desconfortável segurar esse peso todo perto da orelha para jogar conversa fora no meio da rua. O fato é que a Motorola saiu na frente na corrida pelos celulares e nossas vidas, definitivamente, nunca mais foram as mesmas após aquela ligação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário