sexta-feira, 31 de maio de 2019

1859 - Big Ben de Londres dá suas primeiras badaladas



Um dos relógios mais famosos do mundo, o Big Ben, em Londres, tocou seus sinos pela primeira vez no dia 31 de maio de 1859. Depois que um incêndio destruiu boa parte do Palácio de Westminster - o quartel-general do Parlamento Britânico - em outubro de 1834, teve início um plano de reconstrução de um novo palácio com um grande relógio na torre. O astrônomo real, Sir George Airy, queria que o relógio possuísse uma precisão apurada na medição do tempo e que fosse checado duas vezes ao dia com o Observatório Real de Greenwich. Enquanto muitos recusaram o desafio, Edmund Beckett Denison, um especialista em horologia, aceitou o ousado convite. 

Para se ter ideia da grandiosidade do projeto, os sinos do relógio pesavam mais de 13 toneladas e tiveram que ser carregados pelas ruas de Londres por mais de 16 cavalos. Uma vez instalado, o Big Ben deu suas primeiras badaladas em 31 de maio de 1859. Contudo, apenas dois meses depois, o pesado batedor do relógio quebrou e foram necessários mais de três anos para que fosse reparado. 

O nome Big Ben, originalmente, apenas era usado para os sinos, mas depois passou a se referir ao relógio inteiro. Uma das origens do nome seria em referência a Benjamin Hall, o comissário responsável pelos trabalhos na época que o relógio foi construído. Outros dizem que o nome é por causa do lutador peso pesado de boxe Benjamin Caunt, por causa do seu tamanho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário