sexta-feira, 3 de maio de 2019

1978 - Nasce o indesejado email conhecido como SPAM



O SPAM, algo tão comum nos dias de hoje, também tem uma data de nascimento: 3 de maio de 1978. Essa prática de enviar emails em massa, não solicitados, e simultaneamente a muitas pessoas, geralmente para vender algum produto, foi ideia de um representante de marketing de uma empresa de computadores dos EUA. SPAM significa Sending and Posting Advertisement in Mass, ou "enviar e postar publicidade em massa".

Gary Thuerk, gerente de marketing da Digital Equipment Corporation, queria divulgar as lojas que a empresa estava abrindo em Los Angeles e San Mateo, na Califórnia, e também aproveitou para apresentar seus últimos lançamentos de computadores. 

Para fazer a divulgação, Thuerk pegou o email das 600 pessoas na lista de convidados para a abertura das lojas, a maioria cientistas da computação, e decidiu enviar um mesmo email, simultaneamente, para todo mundo, para divulgar os novos computadores. 

 Thuerk fez com que o seu assistente, Carl Gartley, escrevesse um único e-mail e enviasse por meio da Rede de Agência de Projetos de Pesquisa Avançada, ou ARPAnet, uma rede operacional de comutação de dados (que era a primeira internet) para enviar a mensagem. Assim como muitos SPAMs de hoje, essa primeira mensagem era longa, chata e com todas as letras maiúsculas. Uma parte da mensagem era assim:

"A DIGITAL VAI APRESENTAR OS MAIS NOVOS MEMBROS DA FAMÍLIA DECSYSTEM-20; O DECSYSTEM-2020, 2020T, 2060, E 2060T ... NÓS CONVIDAMOS VOCÊ PARA VER O 2020 E CONHECER A FAMÍLIA DECSYSTEM-20 NAS DUAS APRESENTAÇÕES DOS PRODUTOS NA CALIFÓRNIA ESTE MÊS."

Thuerk atraiu alguns interessados​, mas a mensagem deixou muito mais gente irritada. Houve até uma pressão às autoridades governamentais por conta do ocorrido. O certo é que desde o primeiro SPAM no ARPAnet, o debate sobre essas mensagens sempre foi muito acalorado e, até hoje, ninguém chegou a um consenso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário