quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

1923 - Telescópio Hubble descobre novas galaxias

Em 30 de dezembro de 1923 o astrônomo Edwin Hubble descobriu as estrelas individuais que constituem a nebulosa da região externa da galáxia de Andrômeda. Graças à relação luminosidade-distância que caracteriza esses corpos celestes, ele foi capaz de demonstrar que Andrômeda está fora da Via Láctea e que era um sistema estelar totalmente semelhante ao nosso. Hubble introduz, dessa forma, um sistema de classificação das galáxias segundo sua estrutura.

Em 1929 comparou as distâncias que havia calculado para diferentes galáxias com os deslocamentos até o vermelho, fixados por Slipher para as mesmas galáxias. Descobriu que quanto mais longe estava a galáxia, mais alta era sua velocidade de recessão. Essa relação é conhecida como lei dos deslocamentos até o vermelho ou lei de Hubble, a qual determina que a velocidade de uma galáxia seja proporcional a sua distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2007 - Iphone revoluciona celulares

Em um dia como este, no ano de 2007, o mercado de telefones celulares passou por uma revolução com o lançamento no mercado da primeira ge...