sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

1995 - O último show da banda Legião Urbana


A banda Legião Urbana, considerada porz de toda uma geração de jovens brasileiros, fez sua última apresentação no dia 14 de janeiro de 1995, em Santos, litoral do estado de São Paulo. O trio formado pelo vocalista Renato Russo, o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá encerrava a turnê do álbum O Descobrimento do Brasil. Em seu derradeiro show, o grupo tocou 22 canções. Naquele dia, além de seus clássicos, os músicos também tocaram "Smells Like a Teen Spirit", do Nirvana.

A Legião Urbana foi fundada em 1982 em Brasília, Distrito Federal. Após algumas mudanças de integrantes, a banda lança seu primeiro disco em 1985 com a formação que incluía também o baixista Renato Rocha (que deixaria o grupo em 1989). Em pouco tempo o grupo se tornou um dos maiores expoentes da explosão do rock brasileiro da década de 1980. Álbuns como Dois (1986), Que País É Este (1987) e As Quatro Estações (1989) emplacaram diversos hits nas rádios de todo o país.

Com o tempo, a Legião Urbana se consolidou como um dos mais influentes grupos do rock nacional. A banda deixou sucessos como "Será", "Geração Coca-Cola", "Que País é Este?", "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo", entre outros. Para alguns fãs, a paixão e a veneração pelo grupo chegava a ter um tom messiânico, sendo que alguns a chamavam de Religião Urbana. Renato Russo, contudo, sempre rejeitou este status.

O líder do grupo morreu no dia 11 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro, vítima de complicações da AIDS. A banda declarou o fim oficial de suas atividades onze dias depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2007 - Iphone revoluciona celulares

Em um dia como este, no ano de 2007, o mercado de telefones celulares passou por uma revolução com o lançamento no mercado da primeira ge...